TExto blog 7 (1)

15/08/2022 - Por: administrador

Conteúdos em áudio e a Acessibilidade Digital

Sabemos que milhões de pessoas não tem acesso a vários conteúdos da internet por ter dificuldade na leitura. Problemas como dislexia e deficiência visual infelizmente são comuns nos dias de hoje. E em uma pesquisa realizada, mostrou que 99% dos sites brasileiros não estão capacitados o suficiente para a acessibilidade digital, ou seja, empresas e marcas concorrentes que valorizam essas causas, vão sempre sair na frente.

Portanto, é de extrema importância atingir esse público já que além de promover inclusão e acessibilidade digital, também é momento  de alcançar novos consumidores para seu produto ou serviço.

A acessibilidade digital é lei!

De acordo com o Artigo 63 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência):

“É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”

Mas como inserir o áudio nas suas páginas da internet e como fazer isso?

Para vários fins, o áudio só tem a somar positivamente para uma empresa, já que pode ser utilizado para cunho educacional, jornalístico e entretenimento, além de estratégias de marketing onde trazem grandes resultados.

Audiolivro

Esta é uma estratégia que tem se tornado um grande diferencial de mercado. Aqui, na hora de comprar um livro, o leitor também tem a opção de baixar em formato de áudio. Ainda vemos algumas empresas disponibilizarem a gravação da narração em um CD, mas, essa prática está diminuindo cada vez mais.

Posts narrados

Utilizado em blogs, este formato consiste em narrar os posts e disponibilizar um player para que o usuário possa ouvir também. Um ponto positivo não só para inclusão social, mas também, para o dia a dia dos usuários no geral afinal, desta forma é possível ouvir o conteúdo enquanto faz outra atividade.

Podcasts

Formato que tem feito sucesso cada vez mais. Aqui é como se tivesse um programa de rádio onde você aborda um tema de interesse do seu público-alvo. E o melhor, é que pode ser gravado com outras pessoas ou sozinho, mudando assim, a dinâmica da gravação. Este formato contribui e muito, para fidelizar clientes.

 

Por fim, percebemos a importância de incluir o conteúdo em áudio no seu planejamento. Vale lembrar que essa inclusão digital também é relevante comercialmente como estratégia de negócio. Isso porque há um público imenso para ser alcançado e com baixa concorrência, pois nem todas as marcas estão atentas a essa problemática.

E aí, ficou curioso em como começar este tipo de arquivo? Vem falar com a gente, clicando aqui.

 

 

 

Compartilhe

Artigos relacionados

Texto blog 8

Para que serve investir em um jingle para sua empresa?

Bem provável de você nunca ter pensado na importância da sua marca ter um jingle ou muito menos, contratar uma produtora para isso. Mas, sabia que você pode estar perdendo uma grande oportunidade de atrair e cativar seu consumidor? Leia mais
TExto blog 6

Crescimento da busca por conteúdo em áudio por falta de tempo

Cada vez mais, o tempo das pessoas está reduzido com os compromissos do dia a dia, e com isso, a procura por conteúdos em áudio aumenta. Leia mais
Blog 5 Produtora (1)

Post em áudio e suas estratégias de conteúdo

Você sabia que mais de 80% das pessoas não leem tudo o que queriam na internet? Vem ver como aproveitar essa informação na sua estratégia de conteúdo. Leia mais
Blog 2 Produtora

Narração de Vídeos Publicitários

Precisa de um profissional para narração de vídeos do seu projeto publicitário? Entenda que não basta escolher um locutor e esperar dele o melhor resultado. Leia mais

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas novidades.

Seu nome

Seu email