08/08/2022 - Por: Storm Lab Studio
Crescimento da busca por conteúdo em áudio por falta de tempo
Cada vez mais, o tempo das pessoas está reduzido com os compromissos do dia a dia, e com isso, a procura por conteúdos em áudio aumenta. Porém, a demanda dos formatos dos materiais muda de acordo com a tendência de comportamento dos usuários e atualmente, o formato em áudio está em alta e isso pode ser um ponto bem positivo para sua empresa e negócio, investir.
Não é por acaso que o consumo de áudios ampliou. O comportamento das pessoas vem se modificando no decorrer dos anos, principalmente pelo aumento do uso de smartphones. Por isso, 85 milhões de brasileiros tem acesso à internet pelo celular, facilitando assim, o consumo no dia a dia durante um compromisso ou atividade.
De acordo com pesquisas da Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), os momentos que as pessoas mais aderem ao consumo de conteúdos em áudio são:
Enquanto dirigem: 79% dos ouvintes de podcast no Brasil fazem esse consumo durante trajetos de locomoção;
Em atividades em casa: 68% das pessoas escutam áudios enquanto arrumam a casa, lavam louças, etc;
Durante o treino físico: 46% das pessoas consomem conteúdo na hora do treino e atividades físicas;
Enquanto trabalham: 39,2% dos entrevistados informaram ouvir podcasts durante o expediente de trabalho;
No momento de pesquisas na internet: 38,6% das pessoas escutam conteúdos em áudio enquanto navegam na web.
Antes de dormir: 34,6% dos respondentes relatam escutar podcasts antes de dormir.
Perfil dos consumidores de conteúdos em áudio
De acordo com a pesquisa do PodPesquisa 2019/2020, podemos saber o perfil das pessoas que escutam podcasts no Brasil e com estas informações, tomar decisões mais positivas nas estratégias de conteúdo.
Confira os principais pontos abaixo:
– Homens consomem mais este tipo de conteúdo, apesar do número de mulheres ter crescido bastante;
– A faixa etária dos ouvintes é de 25 a 29 anos;
– Os ouvintes desse tipo de conteúdo em geral possuem uma alta escolaridade;
– A maioria utilizam smartphones e escutam pelo Spotify;
– Este tipo de conteúdo é considerado mais fácil de concentração segundo os pesquisados;
– Mais da metade dos entrevistados relatam ouvir podcasts todos os dias;
– Mais de 90% afirmam ouvir o áudio até o final;
– Os entrevistados gastam cerca de 3 horas ouvindo podcasts;
– O conteúdo é a característica mais importante para os ouvintes, e em seguida, vem à qualidade do áudio;
– Os ouvintes consideram entre 1h e 1h30 a duração ideal de um episódio;
– A frequência de publicação preferida é semanalmente.
Áudio Marketing
Devido a esse crescimento, empresas e marcas começaram a investir no áudio marketing, já que as pessoas passaram a se interessar por produtos e serviços anunciados em podcasts.
Mas lembre-se que é importante fornecer também, mais de uma opção do consumo para o ouvinte, como material de leitura também.
Veja alguns exemplos de implementar o áudio na sua estratégia de marketing digital:
Playlist de músicas: Com o intuito em reforçar a identidade da marca e criar assim, maior conexão com os clientes. Alguns exemplos de quem já adotou essa estratégia: Youcom, Toyota, Pepsi e Adidas;
Depoimentos de clientes: A prova social dos produtos e serviços mais certeira que existe. Os depoimentos em forma de áudio ganham mais força e credibilidade;
Posts em áudio: Aqui, uma boa estratégia é disponibilizar a opção de ouvir o artigo do blog em vez de ler. Assim, o usuário irá optar pelo que preferir;
Explicação de produtos: Para quem possui produtos complexos e precisa esclarecer melhor o modo de funcionamento deles. Uma sugestão é produzir um tutorial em áudio diretamente na página de venda, aumentando as chances de conversão.
E aí, curtiu o assunto de hoje? Se ficou com dúvidas, chama a gente aqui que vamos te ajudar a produzir o melhor projeto para seu negócio.