15/08/2022 - Por: Storm Lab Studio
Conteúdos em áudio e a Acessibilidade Digital
Sabemos que milhões de pessoas não tem acesso a vários conteúdos da internet por ter dificuldade na leitura. Problemas como dislexia e deficiência visual infelizmente são comuns nos dias de hoje. E em uma pesquisa realizada, mostrou que 99% dos sites brasileiros não estão capacitados o suficiente para a acessibilidade digital, ou seja, empresas e marcas concorrentes que valorizam essas causas, vão sempre sair na frente.
Portanto, é de extrema importância atingir esse público já que além de promover inclusão e acessibilidade digital, também é momento de alcançar novos consumidores para seu produto ou serviço.
A acessibilidade digital é lei!
De acordo com o Artigo 63 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência):
“É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”
Mas como inserir o áudio nas suas páginas da internet e como fazer isso?
Para vários fins, o áudio só tem a somar positivamente para uma empresa, já que pode ser utilizado para cunho educacional, jornalístico e entretenimento, além de estratégias de marketing onde trazem grandes resultados.
Audiolivro
Esta é uma estratégia que tem se tornado um grande diferencial de mercado. Aqui, na hora de comprar um livro, o leitor também tem a opção de baixar em formato de áudio. Ainda vemos algumas empresas disponibilizarem a gravação da narração em um CD, mas, essa prática está diminuindo cada vez mais.
Posts narrados
Utilizado em blogs, este formato consiste em narrar os posts e disponibilizar um player para que o usuário possa ouvir também. Um ponto positivo não só para inclusão social, mas também, para o dia a dia dos usuários no geral afinal, desta forma é possível ouvir o conteúdo enquanto faz outra atividade.
Podcasts
Formato que tem feito sucesso cada vez mais. Aqui é como se tivesse um programa de rádio onde você aborda um tema de interesse do seu público-alvo. E o melhor, é que pode ser gravado com outras pessoas ou sozinho, mudando assim, a dinâmica da gravação. Este formato contribui e muito, para fidelizar clientes.
Por fim, percebemos a importância de incluir o conteúdo em áudio no seu planejamento. Vale lembrar que essa inclusão digital também é relevante comercialmente como estratégia de negócio. Isso porque há um público imenso para ser alcançado e com baixa concorrência, pois nem todas as marcas estão atentas a essa problemática.
E aí, ficou curioso em como começar este tipo de arquivo? Vem falar com a gente, clicando aqui.