Blog 11 - produtora

23/09/2022 - Por: administrador

Podcast para marcas, como fazer?

Atualmente se fizermos uma rápida busca pelas plataformas de streamings de áudios, é possível encontrar podcasts de vários temas, com diferentes periodicidades e criados para atender pessoas de todos os interesses. Como sempre acontece na indústria da comunicação, as marcas anunciantes tendem a seguir a audiência: se as pessoas estão consumindo podcasts, significa que o formato pode ser interessante e rentável para os negócios.

É importante saber que os programas podem ser hospedados em diversas plataformas de streaming, por exemplo, o Spotify e ITunes, ou seja, trata-se de um conteúdo acessível  e que pode ser positivo para qualquer segmento.

Quais os formatos de podcast?

O primeiro passo para começar um podcast, é escolher o formato ideal para o seu negócio entre os três mais utilizados:

  • Bate-Papo: é quando duas ou mais pessoas dialogam sobre um assunto, abordando vários pontos de vista sobre o tema.
  • Entrevista: com o foco total em entrevistar um dos participantes, que geralmente é o convidado.
  • Monólogo: a principal abordagem desse estilo é falar diretamente com o ouvinte. Esse conteúdo pode ser informativo ou de entretenimento.

Passos para fazer um podcast

 

  1. Planejamento

Tudo o que você fizer, requer planejamento e na criação do podcast não seria diferente, afinal, é através dele que você irá definir seus objetivos, o que será feito para alcançá-los, suas metas, etc. Então, defina seu público-alvo, analise a concorrência, tenha personalidade e propriedade no que está falando, escolha temas interessantes que vão atrair o público e o principal: mantenha constância no conteúdo. Escolher dias fixos ou separar em temporadas ajuda o público a se manter fiel a seu podcast.

  1. Pré-produção

A fase de pré-produção é essencial para definição e alinhamento de toda e estrutura do podcast. Pontos como: Roteiro, identidade sonora, hospedagem da plataforma e claro, a escolha dos convidados linkando temas com especialistas e agendamento de datas e horários.

  1. Gravação

Chegou a hora de colocar em prática tudo que foi falado. É importante ter profissionais altamente qualificados para tornar realidade todos os passos anteriores. Com uma produtora de áudio, você encontra os  equipamentos e recursos necessários para gravar um podcast,q eu são eles: headsets, microfone, computador com o software de áudio que fará a gravação do áudio, e principalmente, um local bem isolado acusticamente e com a menor quantidade de ruído possível.

  1. Edição

Neste momento, os profissionais vão selecionar os melhores momentos para seu podcast, desenvolver a vinheta, estabilizar  o som, diminuir os  ruídos e criar uma narrativa sonoplastica. É importante o produtor fazer o backup original da gravação caso aconteça alguma coisa e não perder o trabalho.

  1. Publique

Chegou a hora mais aguardada: a publicação. Não se esqueça que o Podcast é formado por um Feed RSS, um arquivo especial que contém informações básicas do podcast e arquivos de áudio. Para sua publicação o modo mais fácil é encontrar um local para hospedar seu Feed RSS no serviço de Hospedagem. Um dos mais conhecidos é o Archor, comprado pelo Spotify, tornando-se a maior biblioteca de podcasts da internet.

Por fim, ter um podcast é ótimo para trazer resultados pessoais, profissionais e até para quem quer criar uma marca do zero.

E agora que você já conhece os passos, vem conversar conosco, temos profissionais altamente capacitados para produzir o melhor formato de podcast para seu projeto.

Fale conosco clicando aqui.

 

Compartilhe

Artigos relacionados

Blog 19 - produtora

Por que os vídeos audiovisuais profissionais são tão importantes?

O consumo de vídeos audiovisuais e conteúdos na internet têm aumentado bastante, e com isso, o consumidor exige também, qualidade no que ouve. Leia mais
Blog 17 - produtora

Branded Content para seus vídeos. Como funciona?

Também conhecido como conteúdo de marca, o Branded Content é bastante utilizado no processo do marketing digital, quando se quer fazer a produção de conteúdo de uma marca. Leia mais
Blog 16 - produtora

Você conhece a importância do áudio na transmissão online?

Vale lembrar que o áudio é tão importante  quanto a imagem, já que ele bem feito, se destaca perante a audiência mantendo o foco na transmissão. Leia mais
Blog 15 - produtora

Áudio Marketing como estratégia de conteúdo

Se tem uma coisa que todo mundo gostaria de ter, é mais tempo, né?! E já reparou, é só sobrar um tempinho, que automaticamente pegamos o celular, principalmente com o fone de ouvido, que viabiliza e muito, o uso. Leia mais

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas novidades.

Seu nome

Seu email