Blog 16 - produtora

20/12/2022 - Por: administrador

Você conhece a importância do áudio na transmissão online?

Vale lembrar que o áudio é tão importante  quanto a imagem, já que ele bem feito, se destaca perante a audiência mantendo o foco na transmissão. E mesmo que aconteça algo com a imagem e ela perca a qualidade, se o áudio permanecer com excelência, ele é capaz de salvar e fazer com que a pessoa continue prestando atenção no que está sendo transmitido.

Mas, o que diferencia um áudio de bom e ruim?

A primeira característica que percebemos, é quando a voz de quem transmite está nítida e próxima. Neste caso, provavelmente foi utilizado um microfone mais adequado para fazer a captação, para o áudio chegar até o ouvinte da transmissão com qualidade. Há situações em que o áudio parece estar distante e é provavel que tenha muita reverberação no ambiente ou o áudio foi captado direto em uma câmera que possivelmente está em um tripé, com uma longa distância. Isso não é legal e irá deixar o ouvinte desconfortável.

Quando falamos de aproximação, não é só entre o microfone e o locutor que referimos. Considere a distância do microfone, a distância que está de quem transmite, e também, a distância deste áudio quando ele está sendo ouvido. Mas por quê? Vamos lá. Imagine ouvir um comercial com voz mais suave, onde o locutor fala de maneira mais sutil, neste caso, ele quer passar que está próximo a você. Isso se deve não só ao microfone que ele utiliza, mas também, por ele estar em um ambiente adequado para favorecer a locução e com um equipamento adequado pode trazer essa proximidade ao áudio. E qual o benefício disso tudo? Qualidade! O ouvinte irá se sentir a vontade e confortável para continuar acompanhando o conteúdo.

A segunda característica primordial é eliminar todo e qualquer ruído durante a captação. Existem vários tipos, como externo que foge do ambiente o qual está fazendo a captura, ou um ruído do cabo de microfone que não pode ser eliminado durante a transmissão ao vivo, dentre outros(exemplos de ruídos). Uma dica importante sempre que for fazer uma captação de áudio é: antes de começar a rodar , FAZER UM TESTE ! tanto para conferir se todas as conexões estão funcionando bem como se o áudio esta com boa qualidade.

Outra dica é em relação ao volume. É preciso se atentar e adequar a qualquer tipo de equipamento que vai receber a transmissão. Desde a caixinha de som do computador, o alto falante do laptop que não tem muita potência ou um fone de ouvido. Dessa forma, não terá problema com volume baixo para quem for ouvir.

Enfim, as principais características de um áudio de boa qualidade são:

  • Controle do eco
  • Proximidade de quem está falando
  • Minimização dos ruídos
  • Captação de som direto com equipamento adequado
  • Atenção para manter os volumes nivelados

Agora que você já sabe sobre a importância do áudio e suas principais características para ter boa qualidade, vem falar conosco e contrate uma equipe que entende do assunto. É só clicar aqui.

 

Compartilhe

Artigos relacionados

Blog 19 - produtora

Por que os vídeos audiovisuais profissionais são tão importantes?

O consumo de vídeos audiovisuais e conteúdos na internet têm aumentado bastante, e com isso, o consumidor exige também, qualidade no que ouve. Leia mais
Blog 17 - produtora

Branded Content para seus vídeos. Como funciona?

Também conhecido como conteúdo de marca, o Branded Content é bastante utilizado no processo do marketing digital, quando se quer fazer a produção de conteúdo de uma marca. Leia mais
Blog 15 - produtora

Áudio Marketing como estratégia de conteúdo

Se tem uma coisa que todo mundo gostaria de ter, é mais tempo, né?! E já reparou, é só sobrar um tempinho, que automaticamente pegamos o celular, principalmente com o fone de ouvido, que viabiliza e muito, o uso. Leia mais
Blog 14 - produtora

Estágios da produção de áudio para filmes e TV

O som sempre se mostrou presente como um dos passos mais importantes de uma produção, até mesmo quando tínhamos o cinema mudo, e com o passar dos anos, a importância dessa área do audiovisual se tornou cada vez maior. Leia mais

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas novidades.

Seu nome

Seu email