07/11/2022 - Por: Storm Lab Studio
Estágios da produção de áudio para filmes e TV
O som sempre se mostrou presente como um dos passos mais importantes de uma produção, até mesmo quando tínhamos o cinema mudo, e com o passar dos anos, a importância dessa área do audiovisual se tornou cada vez maior. Mas você sabe como ele é captado, quais as diferenças da sonografia? Continue por aqui, pois hoje vamos explicar como interagem os principais serviços de áudio para filmes e tv.
Captação
Aqui, é necessário ter atenção em quais sons serão utilizados e qual vai ser a melhor maneira de captá-los com qualidade. Isso porque, o áudio pode ser gravado juntamente com as imagens, onde chamamos de som direto ou pode ser inserido depois, no estúdio. Porém, o som direto traz mais fidelidade para a acústica, já que tem características que são mais difíceis de serem recriadas.
E atenção, a qualidade da captação afeta tudo. Caso seja mal captado, será preciso arrumá-lo depois, por isso e importante procurar um bom profissional para esta etapa.
Edição de diálogos
O diálogo é conhecido como o elemento mais importante durante os estágios, isso porque ele vem em primeiro lugar. É necessário um trabalho detalhado para captar as vozes de maneira clara e limpa. No estágio da pós-produção, os demais sons só são trabalhados quando os diálogos já estão editados. Por isso, nesta etapa, pode precisar de uma a três horas por cada minuto de filme.
ADR
Caso aconteça alguma coisa e não seja possível usar nenhum take do som direto, esse áudio será preciso passar pelo ADR, que significa (Automated Dialogue Replacement), a conhecida dublagem. Aqui, provavelmente terá um supervisor, que dirigirá ou direcionará o ator para realizar a dublagem e o editor.
Sound Design
A função de adicionar efeitos de som de fundo como: vento, rios, pássaros, além de sons duros como: tiros, portas, etc, é exclusiva dos editores de efeitos. Com o passar dos anos, os profissionais estão fazendo uso de tecnologia digital por causa da eficiência e qualidade para criar efeitos de som nunca ouvidos antes, ou melhor, criando detalhes específicos de som para complementar a visão do Diretor.
Foley
Tem este nome em homenagem a Jack Foley, que foi um artista de efeitos sonoros em Hollywood. Diferente dos efeitos de fundo, os efeitos de Foley são movimentos humanos em sincronia com a imagem, como passos, o movimento de acessórios, etc. Aqui, são feitos os ajustes de tempo necessários para garantir que eles estejam em sincronia com a imagem final.
Trilha sonora
Depois do diálogo, a trilha sonora é o que dá vida e emoção a produção. Ela pode ser original ou licenciada de várias bibliotecas especializadas, mas o mais adequado, é contratar um compositor que tem como responsabilidade, preparar essas linhas dramáticas com exclusividade. Mas lembre-se: nunca se deve usar uma música sem ter uma licença por escrito. O barato pode sair muito caro.
Mixagens
Com a junção do material sonoro dos passos anteriores, agora chegou a vez do mixador, que irá unificar e harmonizar os sons de forma a combinarem entre si e com o filme como um todo. Ele é responsável pela finalização dos elementos de som, seguindo um critério estético determinado pelo diretor.
Masterização
Masterizar é o passo final da pós-produção do áudio. Seu objetivo é balancear os elementos e organizar a reprodução do sistema de som e formatos de mídia. Geralmente, são usdas ferramentas como equalização, compressão, limiter e stereo enhancement.
Finalização das mídias
Feito todo o processo, temos a finalização das mídias. Aqui, são adaptações para serem distribuídas em múltiplos formato: tv, Internet, YouTube e serviços de streaming como Spotify, iTunes e SoundCloud.
Observação: É de extrema importância contratar ótimos profissionais para que a produção desejada saia com qualidade.
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