Blog 14 - produtora

07/11/2022 - Por: administrador

Estágios da produção de áudio para filmes e TV

O som sempre se mostrou presente como um dos passos mais importantes de uma produção, até mesmo quando tínhamos o cinema mudo, e com o passar dos anos, a importância dessa área do audiovisual se tornou cada vez maior. Mas você sabe como ele é captado, quais as diferenças da sonografia? Continue por aqui, pois hoje vamos explicar como interagem os principais serviços de áudio para filmes e tv.

Captação

Aqui, é necessário ter atenção em quais sons serão utilizados e qual vai ser a melhor maneira de captá-los com qualidade. Isso porque, o áudio pode ser gravado juntamente com as imagens, onde chamamos de som direto ou pode ser inserido depois, no estúdio. Porém, o som direto traz mais fidelidade para a acústica, já que tem características que são mais difíceis de serem recriadas.
E atenção, a qualidade da captação afeta tudo. Caso seja mal captado, será preciso arrumá-lo depois, por isso e importante procurar um bom profissional para esta etapa.

Edição de diálogos

O diálogo é conhecido como o elemento mais importante durante os estágios, isso porque ele vem em primeiro lugar. É necessário um trabalho detalhado para captar as vozes de maneira clara e limpa. No estágio da pós-produção, os demais sons só são trabalhados quando os diálogos já estão editados. Por isso, nesta etapa, pode precisar de uma a três horas por cada minuto de filme.

ADR 

Caso aconteça alguma coisa e não seja possível usar nenhum take do som direto, esse áudio será preciso passar pelo ADR, que significa (Automated Dialogue Replacement), a conhecida dublagem. Aqui, provavelmente terá um supervisor, que dirigirá ou direcionará o ator para realizar a dublagem e o editor.

Sound Design 

A função de adicionar efeitos de som de fundo como: vento, rios, pássaros, além de sons duros como: tiros, portas, etc, é exclusiva dos editores de efeitos. Com o passar dos anos, os profissionais estão fazendo uso de tecnologia digital por causa da eficiência e qualidade para criar efeitos de som nunca ouvidos antes, ou melhor, criando detalhes específicos de som para complementar a visão do Diretor.

Foley

Tem este nome em homenagem a Jack Foley, que foi um artista de efeitos sonoros em Hollywood. Diferente dos efeitos de fundo, os efeitos de Foley são movimentos humanos em sincronia com a imagem, como passos, o movimento de acessórios, etc. Aqui, são feitos os ajustes de tempo necessários para garantir que eles estejam em sincronia com a imagem final.

Trilha sonora

Depois do diálogo, a trilha sonora é o que dá vida e emoção a produção. Ela pode ser original ou licenciada de várias bibliotecas especializadas, mas o mais adequado, é contratar um compositor que tem como responsabilidade, preparar essas linhas dramáticas com exclusividade.  Mas lembre-se: nunca se deve usar uma música sem ter uma licença por escrito. O barato pode sair muito caro.

Mixagens

Com a junção do material sonoro dos passos anteriores, agora chegou a vez do mixador, que irá unificar e harmonizar os sons de forma a combinarem entre si e com o filme como um todo. Ele é responsável pela finalização dos elementos de som, seguindo um critério estético determinado pelo diretor.

Masterização

Masterizar é o passo final da pós-produção do áudio. Seu objetivo é balancear os elementos e organizar a reprodução do sistema de som e formatos de mídia. Geralmente, são usdas ferramentas como equalização, compressão, limiter e stereo enhancement.

Finalização das mídias

Feito todo o processo, temos a finalização das mídias. Aqui, são adaptações para serem distribuídas em múltiplos formato: tv, Internet, YouTube e serviços de streaming como Spotify, iTunes e SoundCloud.

 

Observação: É de extrema importância contratar ótimos profissionais para que a produção desejada saia com qualidade.

Ficamos à disposição. Clique aqui e vamos conversar.

Compartilhe

Artigos relacionados

Blog 19 - produtora

Por que os vídeos audiovisuais profissionais são tão importantes?

O consumo de vídeos audiovisuais e conteúdos na internet têm aumentado bastante, e com isso, o consumidor exige também, qualidade no que ouve. Leia mais
Blog 17 - produtora

Branded Content para seus vídeos. Como funciona?

Também conhecido como conteúdo de marca, o Branded Content é bastante utilizado no processo do marketing digital, quando se quer fazer a produção de conteúdo de uma marca. Leia mais
Blog 16 - produtora

Você conhece a importância do áudio na transmissão online?

Vale lembrar que o áudio é tão importante  quanto a imagem, já que ele bem feito, se destaca perante a audiência mantendo o foco na transmissão. Leia mais
Blog 15 - produtora

Áudio Marketing como estratégia de conteúdo

Se tem uma coisa que todo mundo gostaria de ter, é mais tempo, né?! E já reparou, é só sobrar um tempinho, que automaticamente pegamos o celular, principalmente com o fone de ouvido, que viabiliza e muito, o uso. Leia mais

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas novidades.

Seu nome

Seu email