05/09/2022 - Por: Storm Lab Studio
Entenda a diferença entre DJ e Produtor Musical
Uma dúvida que pode ser bem comum é a diferença do produtor musical e DJ, mas a verdade é que o DJ é definido por seu trabalho, em uma função bem diferente do produtor. Enquanto que o DJ vai precisar repetir a música, mesmo que haja alto nível de criação de seu próprio som, o produtor é aquele que realmente cria ou produz a música e muitas das vezes, ele não tem uma mão direta na execução de instrumentos ou no canto das letras.
A verdade é que o produtor musical se sentará em frente ao DAW (Digital Audio Workstation) e garantirá que os resultados combinados se transformem em música agradável e pontual. Podemos afirmar que a carreira de um produtor não é para exibição, mesmo que seja destinado a um gênero específico, diferentemente do DJ, que faz apresentações para o público.
O legal do DJ é que ele pode girar discos, adicionar loops ou colocar seu próprio estilo na música existente, mas no final são contratados para tocar algo que já existe para um público específico.
Os equipamentos utilizados entre ambos são diferentes. Geralmente, um produtor musical trabalha com uma Digital Audio Workstation ou, em português, Estação de Trabalho de Áudio Digital, que é um software utilizado para compor, produzir, gravar, mixar e editar áudio e MIDI. DJs também podem usar esse mecanismo para remixes se quiserem, mas o seu principal equipamento é a controladora, capaz de se conectar ao computador e trabalhar com as faixas de maneira física. Assim, as atividades são bastante diferentes entre si, porém complementares.
É comum que os dois trabalhos acabem sendo executados pela mesma pessoa. Isso acontece quando um DJ precisa criar e produzir sua própria música. Já o produtor faz as funções de um DJ, quando a música criada é tocada através de ondas de rádio ou para uma audiência ao vivo do mesmo indivíduo.
Em geral, o produtor pode ter a renda mais alta do que do DJ, mas temos exceção quando comparamos um produtor que está começando, com um DJ que já está bem estabelecido no mercado e possui uma grande base de fãs nacionais ou internacionais. E importante destacar que a maioria dos DJs que não tocam em um estúdio, é preciso comprar seu próprio equipamento, já para alguns produtores, é possível trabalhar em um estúdio existente, a menos que prefira possuir seu próprio equipamento e gravar fora do local.
E aí, agora ficou claro a diferença entre ambos? Se você precisa de um produtor musical, não hesite em nos chamar, temos profissionais capacitados e prontos para atender sua demanda.
Para mais informações, clique aqui.