Blog 12 - produtora

13/10/2022 - Por: administrador

As 5 etapas do processo de produção musical

Hoje, vamos falar sobre as fases de uma produção musical. Não é segredo que é preciso tempo, esforço e habilidade para fazer uma boa gravação, mas considerando etapas do início ao fim, separamos 5 que são determinantes para este processo. São elas: Composição, Gravação, Mixagem, Masterização e Distribuição Digital. Continue nos acompanhando e anote estas dicas para tirar o máximo delas.

COMPOSIÇÃO
Começando pelo início, temos o compositor, afinal de contas, tudo começa com uma ideia. Com esta ideia estruturada, o arranjador começa seu papel, lapidando o talento do compositor, buscando a forma estética desejada.

GRAVAÇÕES
Agora no estúdio, o produtor começa a executar as tarefas da produção musical com maestria. Em outras palavras, muitos detalhes podem ajudar nessa hora, como: cordas novas para o violão, afinador sempre à mão. Ah! Não se esqueça do descanso, é importante uma pausa para os ouvidos. Nesta fase é de estrema importância capturar os instrumentos e vozes com a devida interpretação.

MIXAGEM
Com tudo gravado e editado, chegou a gora de mixar. Mas afinal, o que é a mixagem? Bom, a gravação pode ter sido gravada em vários canais ou em apenas um,  mas a mixagem vai fazer a mistura entre todos eles, equilibrando o volume e frequência. Aqui, são vários detalhes para obter o resultado esperado da produção musical.

MASTERIZAÇÃO
A masterização é o último passo criativo do processo de produção musical. Imagine uma cola ligando e melhorando sonoramente a mixagem. Aqui, temos a última chance de a música obter uma qualidade sonora superior, e o passo mais influente de todas. Ou seja, nesta fase, é necessário um profissional com habilidade para obter o sucesso.

MIXAGEM x MASTERIZAÇÃO

É bem comum surgirem dúvidas sobre a diferença entre Mixagem e Masterização, mas vamos a um exemplo bem claro. Imagine a construção de um carro, será preciso montar e encaixar todas as peças pra fazer o carro funcionar, certo? Então, podemos falar que essa é a mixagem em uma produção musical: juntar todas esses elementos de forma correta no lugar certo.

Depois do carro montado, agora imagine levá-lo ao lava jato pra deixar limpo, colocar óleo de motor e gasolina. Este processo pode chamar de masterização. Ela também vai ser a responsável pela conversão da música em diversos meios de execução: rádios,  YouTube, Spotify, etc.

DISTRIBUIÇÃO DIGITAL

Chegamos à última etapa do processo musical, a distribuição digital é a ponte entre todo o processo de produção musical e seus ouvintes. Antigamente, a forma de consumir música era principalmente por CDs, mas hoje, se baseia em downloads e streamings. E dentre suas vantagens, está sua velocidade mais rápida, podendo assim, facilitar a viralização da produção.

Além disso, o processo é feito online, e algumas plataformas disponibilizam conteúdo quase que imediatamente outras levam até duas semanas, mas de qualquer forma, é quase metade do tempo que precisava esperar pela chegada dos CDs.

E aí, ficou com dúvidas sobre o processo musical? Vem conversar com a gente que estamos prontos para te ajudar.

Conte com a Storm clicando aqui.

Compartilhe

Artigos relacionados

Blog 19 - produtora

Por que os vídeos audiovisuais profissionais são tão importantes?

O consumo de vídeos audiovisuais e conteúdos na internet têm aumentado bastante, e com isso, o consumidor exige também, qualidade no que ouve. Leia mais
Blog 17 - produtora

Branded Content para seus vídeos. Como funciona?

Também conhecido como conteúdo de marca, o Branded Content é bastante utilizado no processo do marketing digital, quando se quer fazer a produção de conteúdo de uma marca. Leia mais
Blog 16 - produtora

Você conhece a importância do áudio na transmissão online?

Vale lembrar que o áudio é tão importante  quanto a imagem, já que ele bem feito, se destaca perante a audiência mantendo o foco na transmissão. Leia mais
Blog 15 - produtora

Áudio Marketing como estratégia de conteúdo

Se tem uma coisa que todo mundo gostaria de ter, é mais tempo, né?! E já reparou, é só sobrar um tempinho, que automaticamente pegamos o celular, principalmente com o fone de ouvido, que viabiliza e muito, o uso. Leia mais

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas novidades.

Seu nome

Seu email