gravar áudio

16/11/2022 - Por: administrador

8 Problemas comuns ao gravar áudio e como corrigi-los

Saiba quais os problemas comuns ao gravar áudio e como corrigi-los, através das principais informações reunidas neste conteúdo para ajudá-lo a melhorar a qualidade de suas produções de vídeo. 

Gravar áudio para seus vídeos pode não ser tão simples quanto parece. Além de contratar uma produtora de áudio como a Storm Lab para ajudá-lo a produzir vídeos com ótima qualidade e obter resultado profissional,  uma recomendação importante é usar um microfone externo. 

Na hora de realizar a gravação, seja de um podcast ou vídeo comercial, é preciso ficar atento aos principais detalhes para garantir que tenha como resultado um trabalho profissional:

Problemas comuns ao gravar áudio e como corrigi-los

Se você produz conteúdo em vídeo para seu público, como no caso de aulas para cursos online, vídeos promocionais para empresas, conteúdo para redes sociais ou Youtube, entre outros, é fundamental garantir a qualidade do seu áudio.

Ninguém se interessa pelo seu material se não puder entender claramente o que você está dizendo e a qualidade do áudio não for agradável. 

Portanto, mesmo que você esteja gravando vídeos em casa, evite usar os microfones embutidos em seu computador ou smartphone e invista o máximo que puder em equipamentos externos para gravar áudio.

Um bom microfone certamente melhorará muito a qualidade da sua gravação, mas, ainda assim, não impede que erros comuns aconteçam e atrapalhem o resultado final. Por isso, fique de olho nos problemas mais comuns listados abaixo e saiba como evitá-los.

1. O som é muito grave

Isso se deve ao efeito de proximidade, ou seja, à medida que o microfone se aproxima de uma fonte sonora, as baixas frequências captadas pelo aparelho aumentam. O que fazer neste caso? Simples: afaste o microfone da boca.

À medida que a distância entre o microfone e a fonte sonora aumenta, você deve notar que os graves diminuem e o som fica mais equilibrado. Mas não vá muito longe, encontre um ponto de equilíbrio ou terá outros problemas. Sugerimos manter cerca de 30 cm de distância do microfone.

Também é importante lembrar de manter uma distância constante. Aproximar-se e afastar-se do microfone pode causar flutuações no volume das suas gravações.

2. Há muito som no ambiente

Quando se trata de reduzir o som ambiente, a solução mais simples é aproximar-se do microfone. Isso aumenta o volume da voz enquanto mantém o ruído ambiente no mesmo nível, equilibrando os dois para que você obtenha mais do som desejado e menos do indesejado.

Também vale a pena considerar que tipo de microfone você está usando. Para minimizar o som ambiente, é melhor usar um microfone cardióide que grave em apenas uma direção. Microfones omnidirecionais e em formato de 8 gravam em várias direções e, assim, captam mais ruído do espaço ao redor. 

Outra solução é tentar “proteger” o ambiente, controlando o ruído. Você pode investir em materiais que ajudam a abafar o eco ou tentar fazer o seu próprio com alguns colchões e cobertores por perto.

3. Vibrações

Vibrações indesejadas são um problema comum em gravações caseiras. Se estiver usando um pedestal de microfone, certifique-se de que a parte vertical mais baixa não esteja tocando o chão.

Alguns microfones têm uma opção de filtro embutido – isso remove aquelas subfrequências irritantes sem prejudicar a clareza da voz.

Se o seu microfone não tiver um filtro embutido, pode valer a pena investir em um sistema de montagem antichoque. No entanto, esteja ciente de que eles não serão capazes de evitar vibrações mais altas.

A melhor maneira de parar o ruído é garantir que o microfone não sofra vibrações, ou seja, controlando o ambiente ao seu redor.  

4. Sua respiração está com barulho alto

Acontece! Um problema muito comum na hora de gravar o áudio, a respiração, aquela que não prestamos atenção, pode arruinar uma narração perfeitamente boa.

Infelizmente, não há solução rápida para banir sons de respiração de suas gravações. Tudo o que podemos aconselhar é trabalhar no controle do seu microfone e tentar estar atento a isso, treinando para obter o melhor resultado.

5. Suas gravações soam distorcidas

Quando você é novo no ramo de gravação de áudio, pode ser tentador colocar todas as configurações no máximo. No entanto, alto não significa necessariamente bom. Se o medidor de áudio ou qualquer outro dispositivo de entrada estiver vermelho, significa que sua gravação está cortada, o que pode criar distorções indesejadas. 

Para evitar isso, diminua o ganho do microfone ou da interface de áudio. Se isso for muito difícil, tente se afastar um pouco do microfone.

6. Plosivas em todos os lugares

Plosivas são um problema que praticamente todo mundo enfrenta. Esse ruído indesejado acontece porque os sons ‘p’ e ‘b’ enviam uma corrente de ar em direção ao microfone, criando uma ótima resposta de graves, tornando-o distorcido.

Você não entendeu? Coloque a palma da mão paralela à boca e diga “Papai”. Você deve sentir duas rajadas de ar atingirem sua palma ao dizer a letra P. Se você substituísse sua mão por um microfone e gravasse o som, dois picos apareceriam em um editor de áudio.

Felizmente, existe uma solução rápida e barata para isso. Os filtros pop são telas de malha que podem ser montadas em uma mesa ou pedestal de microfone em questão de segundos e funcionam exatamente como o nome indica. A tela do filtro é impactada pelo ar que escapa da boca, então a explosão é quase inaudível quando atinge o microfone.

Também vale a pena notar que os microfones omnidirecionais são menos suscetíveis a plosivas.

7. Gritos ásperos 

Estas ocorrem devido à sibilância de canto, que é uma aspereza desagradável que pode ocorrer durante a pronúncia de sílabas consonantais (como S, T e Z). Essas sílabas estão concentradas na frequência média alta (entre 5kHz e 8kHz) e são causadas por uma dinâmica de áudio desproporcional. 

Para evitar chiado, tente ficar a cerca de 10 a 35 cm do microfone e incline o dispositivo para baixo cerca de 10 graus. Além disso, se você tiver uma voz muito clara, pode valer a pena investir em um microfone mais escuro, ou seja, com frequências médias superiores menos pronunciadas.

8. Ruído do vento

Ao gravar áudio ao ar livre, você provavelmente ouvirá algum ruído do vento. Isso é semelhante a uma plosiva , uma rajada de vento atingindo o diafragma do microfone e criando uma resposta de baixo estrondoso. 

A melhor maneira de evitar isso é investir em um ‘gato morto’, aqueles pára-brisas felpudos com interior de espuma acústica que literalmente parecem o corpo de um gato. Esta capa evita que o vento atinja seu microfone, mantendo o áudio intacto.

O ruído do cabo do microfone em movimento é outro problema que você pode enfrentar. Dependendo do tipo de gravação que você está fazendo, existem algumas soluções. Se você estiver conduzindo uma entrevista com um microfone de lapela, passe o barbante por baixo da camisa e use fita adesiva para mantê-lo no lugar.

DICA DE BÔNUS

Quem grava áudio em um home studio geralmente esquece de tomar cuidado com os fios e acaba chutando-os acidentalmente.

Para evitar danos ao seu equipamento e ruídos de cabos batendo em sua gravação, pegue fita adesiva e passe os cabos em excesso pelo chão. Desta forma, tanto a qualidade da sua gravação quanto do seu equipamento estarão garantidas.

Além disso, se você gravar em ambientes internos ou externos, uma boa montagem contra choque é essencial para reduzir a micro vibração. Se você está andando e gravando, torna-se crítico para um microfone shotgun. O mesmo vale se você está no estúdio de áudio e acaba gesticulando muito e batendo no microfone.

Compartilhe

Artigos relacionados

vídeo-musical

10 Dicas para fazer um vídeo musical incrível

Deseja estrear na internet e fazer sucesso com suas músicas? Saiba quais as dicas para fazer um vídeo de música incrível! Contratar um estúdio de áudio é um dos fatores essenciais para realizar a gravação de suas músicas, a fim de obter um som de qualidade, pois terá todo o aparato e recursos necessários para […] Leia mais
4 Dicas para iniciantes

4 Dicas para iniciantes: Como melhorar o som do seu próximo vídeo

Dicas para iniciantes: Saiba como melhorar o som do seu próximo vídeo ao seguir as dicas que ajudam a evitar erros comuns que afetam a produção e dão trabalho na hora de editar o conteúdo.  Existe algo pior do que gravar áudio ruim? Imagina ter todo o trabalho de gravar um vídeo, montar o cenário, […] Leia mais

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas novidades.

Seu nome

Seu email