4 Dicas para iniciantes

16/11/2022 - Por: administrador

4 Dicas para iniciantes: Como melhorar o som do seu próximo vídeo

Dicas para iniciantes: Saiba como melhorar o som do seu próximo vídeo ao seguir as dicas que ajudam a evitar erros comuns que afetam a produção e dão trabalho na hora de editar o conteúdo. 

Existe algo pior do que gravar áudio ruim? Imagina ter todo o trabalho de gravar um vídeo, montar o cenário, figurino, maquiagem, escrever o roteiro, ficar por bastante tempo falando em frente à câmera, entre outros, para depois perceber que o conteúdo foi desenvolvido com uma péssima qualidade de áudio. Sem condições, não é mesmo?!

Para quem já está há mais tempo no segmento, contratar uma empresa de confiança como a Storm Lab para ajudar com seus projetos é muito vantajoso, mas para quem está iniciando e não possui um bom orçamento, há algumas dicas simples que podem ajudar a melhorar o som do seu próximo vídeo. 

Dicas para iniciantes: Como melhorar o som do seu próximo vídeo?

Confiram a seguir quais as principais dicas para iniciantes, a fim de saber como melhorar o som do seu próximo vídeo:

1. Não confie no microfone embutido da câmera

A maioria das câmeras possui um microfone embutido e a qualidade do som é questionável na melhor das hipóteses. Eles soam metálicos e de baixa qualidade e (geralmente) você pode ouvir mais por trás da câmera do que na frente dela!

Eles podem ser úteis como backup em caso de dificuldades técnicas ou como última opção para a captura de sons ambientes. Mas para diálogo e áudio de alta qualidade, eles não contam.

O primeiro passo que você pode dar é montar um microfone externo na parte superior da câmera, geralmente conhecido como top-mic. Existem muitas opções – dependendo do seu orçamento.

Por que isso é importante?

Bem, é lógico que o assunto que você está filmando estará na frente da câmera, então o microfone pode “focar” o som diretamente na frente enquanto ajuda a rejeitar sons indesejados dos lados.

Microfones com padrão polar cardioide captam o som de uma área mais ampla na frente e um pouco na lateral do microfone. Enquanto os microfones omnidirecionais captam o som ao redor do microfone.

Em seguida, certifique-se de ter um suporte de choque para o microfone para que qualquer ruído de manuseio da câmera não seja transferido para o microfone como um ruído baixo. Certifique-se também de obter alguma proteção contra o vento.

Tenho certeza de que você assistiu a muitos vídeos que são atormentados pelo ruído do vento, o que significa que você mal consegue ouvir alguém falando na frente da câmera. Mesmo que você ache que não fará nenhuma filmagem ao ar livre, sempre vale a pena ter algo na sua mochila para o caso.

2. Aproxime o microfone da fonte

Embora um top-mic seja uma melhoria em relação ao microfone interno da sua câmera, podemos fazer mais para melhorar a qualidade do som a um custo mínimo.

Digamos, por exemplo, que você está filmando uma entrevista sentado, você posiciona sua câmera a cerca de 2,5 a 3 metros de distância do assunto. A foto parece boa, a iluminação parece boa, está tudo pronto. Mas lembre-se, o microfone superior está a uma distância razoável da fonte de som.

Embora a gravação seja melhor do que se você estivesse usando o microfone interno, o som ainda pode soar distante, ter ruído de fundo e geralmente soar um pouco estranho. Você não está combinando com a qualidade épica da sua foto. 

Tenho certeza de que você já viu operadores de boom, em filmagens de bastidores, colocando cuidadosamente o microfone perto da ação usando um poste de boom. É assim que você obtém a excelente qualidade de som que ouvimos ao assistir séries e filmes de TV.

Agora, o orçamento para sua filmagem pode não se estender a toda uma equipe de som, mas estou propondo que você use princípios semelhantes em sua filmagem. E você tem opções.

Suponha que você esteja executando o microfone diretamente na câmera, sem pré-amplificadores, mixers ou gravadores externos. Vou explicar por que é uma boa ideia ter um gravador de áudio separado outro dia, mas, por enquanto, estamos com um orçamento e tentando melhorar nosso som o mais rápido possível.

3. Posicionamento do microfone 

Pode parecer óbvio, mas sempre vale a pena pensar exatamente onde você posicionará e apontará o microfone. Você pode configurar o microfone abaixo ou acima, ambos são frequentemente usados ​​dependendo do ângulo de gravação e da iluminação. Sua decisão sobre isso será baseada em sua configuração no dia.

Em relação a onde apontar o microfone, o ideal é ter o microfone apontado entre a boca e a mandíbula, com o microfone no ângulo horizontal e não na vertical.

Muitas vezes, com um microfone vertical apontado diretamente para a boca, você pode rapidamente correr o risco de “perder” o foco da gravação se virar a cabeça ou se mover levemente. Desse modo, você se dá um pouco de segurança ao apontar o microfone logo abaixo da boca e em um ângulo se o assunto começar a se mover.

4. Escolha o microfone correto para o trabalho

Para seu primeiro microfone, você provavelmente comprará um microfone shotgun. Afinal, eles são ótimos, pois têm a maior flexibilidade e servirá bem em sua carreira de filmagem.

Microfone Shotgun e microfone espingarda

Há uma “regra” solta de que os microfones shotgun não são ideais em ambientes fechados devido à maneira como rejeitam o som. Mas, isso depende da localização e suas características. Portanto, se você deseja comprar apenas um microfone, recomendo uma espingarda. 

Microfone de rádio

Outra coisa a considerar é usar microfones de rádio. Tenho certeza que você já viu os microfones clip-on usados ​​em noticiários e vídeos online. Eles levam o microfone para mais perto do assunto para outro nível. E, por causa disso, eles são bons em reduzir sons ambientes indesejados.

Isso não se deve a nenhuma característica especial do microfone, mas puramente à proximidade do microfone com a fonte de som versus a proximidade do som indesejado. Eles também podem fornecer uma configuração mais direta se você não puder carregar muitos equipamentos.

Microfone de lapela

O microfone de lapela também pode ser uma opção de áudio inteligente, por exemplo, é um sistema de microfone de rádio mínimo que cabe no seu bolso. 

O tipo correto de microfone melhora a qualidade do som e tornará suas produções mais profissionais. 

Como pode observar, o cuidado para melhorar a qualidade de som do seu vídeo envolve a organização do ambiente para controle de qualquer possível ruído e sons que atrapalhem a gravação, fazer o teste de áudio antes do início da gravação, além de escolher um microfone adequado. 

Ou seja, essas são as dicas básicas de como melhorar o som do seu próximo vídeo. Claro que para produzir um conteúdo profissional é indicado contratar uma empresa de produção de áudio ou produtor musical

Compartilhe

Artigos relacionados

vídeo-musical

10 Dicas para fazer um vídeo musical incrível

Deseja estrear na internet e fazer sucesso com suas músicas? Saiba quais as dicas para fazer um vídeo de música incrível! Contratar um estúdio de áudio é um dos fatores essenciais para realizar a gravação de suas músicas, a fim de obter um som de qualidade, pois terá todo o aparato e recursos necessários para […] Leia mais
gravar áudio

8 Problemas comuns ao gravar áudio e como corrigi-los

Saiba quais os problemas comuns ao gravar áudio e como corrigi-los, através das principais informações reunidas neste conteúdo para ajudá-lo a melhorar a qualidade de suas produções de vídeo.  Gravar áudio para seus vídeos pode não ser tão simples quanto parece. Além de contratar uma produtora de áudio como a Storm Lab para ajudá-lo a […] Leia mais

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas novidades.

Seu nome

Seu email