gravar-audio-com-qualidade

16/11/2022 - Por: administrador

Como gravar áudio com qualidade em casa?

Como gravar áudio com qualidade em casa? Saiba quais as dicas para os iniciantes que estão realizando a gravação de vídeos para plataformas como o Youtube, redes sociais ou portfólio, etc. 

Realizar a gravação de um vídeo requer atenção em muitos detalhes, principalmente quando se trata da qualidade do áudio que é o que fará com que o seu conteúdo receba engajamento ou seja ignorado pelos usuários nas plataformas online. 

Um vídeo deve passar claramente a sua mensagem ao público alvo, portanto, o áudio deve ser trabalhado de forma muito cuidadosa. Há quem opte por alugar um estúdio de gravação ou contratar uma empresa de produção de áudio para realizar seu trabalho com resultado profissional. 

Mas enquanto este não for o caso, saiba que existem algumas dicas especiais que podem ajudá-lo a gravar áudio com qualidade em casa. 

Como gravar áudio com qualidade em casa?

A seguir, confira algumas dicas especiais de como gravar áudio com qualidade em casa:

Sempre faça um teste de gravação

Antes de gravar sua transcrição, faça um teste curto. Grave a si mesmo dizendo algo como “testing 1 2 3” e ouça, apenas para ter certeza de que tudo está funcionando e de que você não baixou inadvertidamente o volume do microfone interno ou ativou um efeito de eco, etc.

Você desejará ter feito o pequeno teste ao gravar toda a sua transcrição e descobrir que o microfone não estava funcionando!

Reduzir sons de fundo

Escolha um local silencioso, pequeno e bem isolado para gravar seu áudio. Certifique-se de que não haja ruídos de fundo perturbadores, como o barulho da máquina de lavar roupas, geladeira, pets, pessoas conversando e assim por diante.

Certifique-se também de evitar fazer barulhos, como balançar para frente e para trás em sua cadeira, embaralhar papéis ou bater os dedos na mesa.

Para evitar que a ventoinha interna do computador ligue e interrompa a gravação, reinicie o computador e abra apenas o aplicativo de gravação de áudio e o aplicativo de processamento de texto que contém o texto que você vai ler.

Use um microfone externo

A recomendação principal para quem deseja gravar áudio em casa é investir em um microfone externo, pois mesmo o mais barato disponível será melhor que o microfone interno do seu laptop.

Um microfone externo também não capta os sons do seu computador (como o ventilador ou o clique das teclas do teclado).

Dica sobre como usar um microfone externo

Depois de conectar o microfone, você deve vê-lo como uma opção em qualquer aplicativo que esteja usando para gravar áudio ou pode selecioná-lo nas configurações do sistema. 

Em um Mac, abra o painel Preferências do Sistema no Dock, clique em Som, clique em Entrada e selecione o microfone externo. Você pode ter que mexer nas configurações ou procurar informações na web para fazer o microfone funcionar pela primeira vez.

Posicione o microfone de forma correta

Se você estiver usando o microfone interno do computador, posicione-se de forma que sua boca fique a cerca de 30 centímetros dele. Pode ser necessário usar o Google para descobrir onde o microfone está localizado em seu modelo específico de laptop.

Se você estiver usando um microfone externo, o microfone deve estar a cerca de uma mão de distância de sua boca e um pouco acima dela, para que o microfone não pegue baforadas de ar quando você falar (especialmente quando você usa palavras que começam com “p”).

Verifique as configurações

Certifique-se de que o volume interno do seu microfone esteja no nível apropriado. Em um Mac, você pode fazer isso no painel Preferências do Sistema, em Som, na seção Entrada.

NOTA: o volume interno do microfone NÃO é o mesmo que o volume do alto-falante. Alterar o volume do alto-falante não afetará o volume de gravação!

Se você quiser gravar com um microfone externo, verifique se ele está conectado e selecionado como fonte de entrada nas configurações do sistema e/ou no aplicativo que você está usando para gravar.

Se identifique

Sempre dê o título do seu projeto, seguido do seu nome, antes de começar a entregar sua apresentação ou contar sua história. Lembre-se de que, embora você saiba quem está falando, ninguém mais saberá, a menos que você se identifique.

Use um estilo natural

Fale com uma voz natural, como se estivesse contando sua história para um amigo, em vez de ler uma redação em voz alta. Se você tiver problemas com isso, pode muito bem significar que precisa reescrever o ensaio em um estilo mais conversacional. (Na verdade, isso pode fornecer informações úteis sobre como melhorar o ritmo de sua escrita).

Tome cuidado especial para evitar soar cantante, o que acontece se você falar cada frase com o mesmo padrão de ritmo, como sempre terminando as frases em uma nota ascendente. 

Desacelere

Se você fala rápido naturalmente, tome cuidado especial para não falar rápido demais ao gravar sua narração em áudio, pois corre o risco de perder seus ouvintes. Isso é particularmente verdade no início, quando os ouvintes estão apenas se acostumando com o som de sua voz e se orientando para sua história.

Pause algumas batidas entre as frases e mais algumas batidas entre os parágrafos, para dar aos ouvintes a chance de recuperar o atraso. Deixe também alguns segundos de “quieto” na gravação no início e no final, para acomodar as transições e a exportação.

Em outras palavras, se você começar a falar no instante em que clicar em “gravar”, provavelmente perderá as primeiras palavras.

Lembre-se de que o objetivo de uma comunicação de áudio ou audiovisual retoricamente eficaz é manter a atenção dos espectadores. Se os espectadores precisarem parar e retroceder para entender o que você disse mais de uma vez, é provável que parem de assistir.

Não esqueça da sua voz

Grave seu áudio em seções em vez de tudo de uma vez. Por exemplo, grave a seção de introdução e, em seguida, pause ou pare a gravação. Levante-se e tome um gole de água, alongue-se, limpe a garganta ou qualquer outra coisa.

Em seguida, retorne e grave a próxima seção. Pause ou pare a gravação e faça outra pausa. E assim por diante. Dessa forma, sua voz não ficará cansada e você não começará a parecer apressado ou entediado no final da gravação.

Se estiver usando um aplicativo que permita iniciar a gravação facilmente de onde parou anteriormente. Eles podem ser movidos conforme necessário e podem ser ligeiramente separados se você quiser adicionar uma pequena transição musical entre os segmentos de sua narração.

Compartilhe

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas novidades.

Seu nome

Seu email