Blog 4

23/07/2022 - Por: administrador

Spotify ou Google Podcast? Qual escolher para publicar um podcast?

Sabemos que ambas as plataformas oferecem muitos benefícios para publicar e ouvir podcasts, então qual escolher?

Atualmente, os espectadores veem os podcasts como uma forma de se manterem informados. Como os conteúdos são rápidos, é possível conciliar enquanto fazem outra atividade do dia a dia. Sem contar outros benefícios além da possibilidade de ouvir em qualquer lugar, é possível escutar no seu próprio ritmo, poder voltar ou adiantar o áudio, escolher conteúdos de sua preferência, e muito mais.

Por tanto, se os produtores de conteúdo investir nessa estratégia e publicarem seus podcasts nas melhores plataformas, os resultados podem ser muito positivos. Podendo abordar vários assuntos que vão desde política à tecnologia, ou simplesmente conteúdos pessoais ou de comédia, tudo pode ser consumido via podcast!

Entendendo o Spotify e Google Podcast

Com o crescimento dos podcasts, também surgiram várias plataformas de publicação dos mesmos. Existem inúmeras possibilidades para publicar e ouvir podcasts, que vão desde plataformas conhecidas até plataformas e apps próprios de cada criador. Sobre grandes plataformas, existem duas que se destacam, tanto pelos seus benefícios, como pela quantidade de usuários: Spotify e Google Podcasts.

O Spotify é uma plataforma mundialmente conhecida por permitir o streaming de músicas de forma gratuita, para dispositivos Android, iOS ou Windows. Ela é bastante simples e fácil de uso, e seus conteúdos de áudio não se limitam a apenas músicas, mas também a podcasts, que inclusive, vem crescendo cada vez mais.

Já o Google Podcasts, é uma plataforma mais recente que veio a partir do antigo Google Music. Mas isso não impede de conquistar principalmente, o mercado dos usuários androids, que inclusive, representam mais de 80% dos dispositivos móveis, e somam vários recursos para facilitar para os ouvintes e incentivar os criadores.

E agora, qual escolher?

Se você está procurando expandir para essa área de conteúdo ou já atua com podcasts, é bastante comum ter algumas dúvidas sobre qual a melhor plataforma para publicar e ouvir podcasts. Então, vamos aos pontos mais relevantes a se considerar na hora de fazer essa definição.

É importante ter em mente que você precisa ter conteúdos de qualidade e que publique de maneira constante, já que o podcasting é uma área que ainda está em crescimento com muito potencial de expansão. É fundamental também, levar em consideração que a distribuição de um podcast não é simplesmente “upar” o áudio na plataforma e pronto. É preciso primeiro colocar o conteúdo em uma plataforma de hospedagem, e então distribuí-lo para o Spotify ou Google Podcast, ou outros. Essa hospedagem pode ser gratuita ou paga, podendo ou não fazer a distribuição automática do seu podcast para as chamadas “plataformas de escuta.”

Seja o Spotify ou Google Podcast, ambas as plataformas possuem pontos positivos e negativos. Vamos lá:

Começando pelo Spotify, uma das maiores plataformas atualmente. Possui uma interface simples para os ouvintes e permite navegar entre estilos e gêneros, além de entregar um áudio de altíssima qualidade. Já para os podcasters, permite o acesso à analytics, publicar conteúdo exclusivo para assinantes e outras formas de monetização, porém o processo de publicação do áudio é um tanto quanto trabalhoso (mas nada impossível).

Já o Google Podcasts, é voltado principalmente para os usuários de Android e possui recursos que estão sendo constantemente aprimorados, usando Inteligência Artificial para uma experiência cada vez melhor. É possível filtrar os conteúdos, acompanhar os melhores podcasts, aumentar a velocidade de reprodução e escutar offline gratuitamente.

E aí, qual te atende melhor?

Por mais trabalhoso que pareça ser compartilhar e gerenciar o seu conteúdo em podcast, o processo pode se tornar mais fácil com uma combinação de soluções oferecidas pela Storm Lab Studio.

Deixe seu contato aqui e vamos conversar sobre o seu projeto.

Compartilhe

Artigos relacionados

Blog 3 Produtora

Jingle Político Eleições 2022

Quando falamos de locuções para campanha politica, jingle politico ou mesmo, aqueles comerciais que passam nos carros de som que chamam a atenção rapidamente, tudo isso é devido a voz que é usada nas locuções. Leia mais
Blog 1 Produtora

Produção em áudio para campanha política

As eleições de 2022 estão chegando e prometem alto grau de competitividade. Por isso, já está mais do que na hora de traçar as suas estratégias, não é mesmo? Leia mais

Assine nossa newsletter e acompanhe nossas novidades.

Seu nome

Seu email